Notas


09/08/2011 - 11:55

Sodrugestvo compra maior empresa brasileira de armazenagem de grãos



Ribeirão Preto, SP, 9 - O Grupo Sodrugestvo anunciou hoje a aquisição da Líder Armazéns Gerais, companhia brasileira considerada a maior empresa privada do País na área de armazenagem e transbordo de grãos. Os valores do negócio não foram divulgados, mas o Grupo Sodrugestvo informou que utilizou recursos próprios na operação. A aquisição envolve a incorporação de 15 armazéns de estocagem, todos arrendados para companhias agrícolas e de dois terminais de transbordo que a Líder possui e opera para a Vale, em Minas Gerais e Tocantins.

Com o negócio, Grupo Sodrugestvo, nascido na Rússia, mas com sede em Luxemburgo, amplia sua ação no agronegócio brasileiro. Segundo a empresa, as operações da Líder Armazéns Gerais serão incorporadas às da Carol-Sodru S.A., joint venture (parceria) criada em 2009 entre o Sodrugestvo e Cooperativa dos Agricultores da Região de Orlândia (Carol), a qual já opera 14 silos nos Estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

"A aquisição da Líder permite-nos aumentar a nossa capacidade de armazenagem estática das 600 mil toneladas para quase 900 mil toneladas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás", informou a empresa em comunicado. "Continuaremos também a investir fortemente, em coordenação com a Vale, para nos certificarmos de que nossas novas instalações de transbordo ofereçam o melhor valor possível para todos os participantes do mercado", concluiu.

No último ano, o Grupo Sodrugestvo esmagou mais de 1,3 milhão de toneladas de soja e canola e comercializou mais de 2,3 milhões de toneladas de commodities agrícolas. No ano fiscal 2010/2011, encerrado em 30 de julho de 2011, a empresa relatou vendas consolidadas de US$ 1,3 bilhão e um crescimento médio anual de 15% nos últimos dez anos.