A Associação Norte Paranaense dos Revendedores de Agroquímicos (Anpara) organizou a sexta edição do Dia Nacional do Campo Limpo. O evento foi uma iniciativa do inpEV e de seus associados (fabricantes e comerciantes de defensivos agrícolas e entidades representativas do setor) e teve como principal objetivo promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
A Anpara abriu suas portas para receber a visita da comunidade local, que pode conhecer de perto o trabalho realizado pela central de recebimento, que recolhe cerca de 92% de toda as embalagens de agroquímicos utilizadas na região. “Esse processo faz parte da logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas e é considerado referência mundial ao retirar do meio ambiente mais de 95% das embalagens plásticas colocadas no mercado”, explica o presidente da Anpara, Eloy Spagnollo.
A Cooperativa Integrada é afiliada da Anpara e apóia a iniciativa de retirar do meio ambiente as embalagens vazias de agrotóxicos. Para o diretor técnico da entidade, Irineu Zambaldi, “esse é um trabalho que envolve toda a cadeia produtiva e as cooperativas têm um papel fundamental nesse processo, pois há um grande envolvimento de todo o corpo técnico na conscientização dos produtores”, enfatiza Zambaldi.
Depois de processadas, as embalagens são utilizadas para diversos fins, principalmente para produção de conduítes, sacos plásticos para lixo hospitalar, caixas de fiação elétricas e outras finalidades.