Por: Cooperativa Integrada

Seg, 21 mai 2018

Aplicação na dose certa

Há 11 anos o Instituto Agronômico (IAC), localizado em Campinas (SP), e a empresa fabricante de defensivos Arysta, percorrem o Brasil com o Programa Aplique Bem em propriedades, instituições de pesquisa e universidades. A equipe que integra o programa passou pela Integrada na semana passada com o objetivo de treinar agrônomos das regionais de algumas regionais da cooperativa.

O foco do Aplique Bem é propagar metodologias adequadas para a aplicação de defensivos agrícolas, por isso os agrônomos da Integrada estão sendo treinados para aumentar a eficiência de aplicação dos associados da Integrada, evitando desperdícios de produtos e possíveis contaminações derivadas de aplicações inadequadas.

O pesquisador do IAC, Marcel Sarmento, explica que a qualidade de aplicação de defensivos nas lavouras brasileiras tem melhorado muito nos últimos anos, derivada principalmente pela adoção de novas tecnologias. A regulagem e calibração adequadas dos equipamentos de pulverização é, segundo ele, uma peça fundamental para uma boa aplicação.

Maurílio Aguilera, consultor técnico da Arysta, observa que a empresa não está preocupada somente com as vendas de defensivos, mas também com a aplicação adequada de seus produtos. Isso porque uma aplicação inadequada pode contaminar o solo, aumentar os custos de produção e também selecionar espécies de pragas resistentes.

Outras notícias

  • Temporada de dias de campo de inverno inicia na Integrada

    Objetivo dos encontros é apresentar aos agricultores as novas tecnologias para a próxima safra

    Ler
  • Integrada apresenta alternativas para safra de verão

    Cooperativa já disponibiliza sementes de variedades de alta tecnologia

    Ler
  • Agricultura Digital é destaque na Expo Japão

    Coordenado do departamento de Agricultura de Precisão da Integrada fala sobre as novas ferramentas no setor

    Ler
  • Plantio do trigo no PR segue na reta final

    Estado eleva a participação do cereal diante da redução da área semeada de milho

    Ler
  • Gestores da Integrada participam de conferência na Europa

    Superintendentes passaram pela Alemanha e França para conhecer novidades do setor agropecuário

    Ler