Por: Cooperativa Integrada

Seg, 21 mai 2018

Aplicação na dose certa

Há 11 anos o Instituto Agronômico (IAC), localizado em Campinas (SP), e a empresa fabricante de defensivos Arysta, percorrem o Brasil com o Programa Aplique Bem em propriedades, instituições de pesquisa e universidades. A equipe que integra o programa passou pela Integrada na semana passada com o objetivo de treinar agrônomos das regionais de algumas regionais da cooperativa.

O foco do Aplique Bem é propagar metodologias adequadas para a aplicação de defensivos agrícolas, por isso os agrônomos da Integrada estão sendo treinados para aumentar a eficiência de aplicação dos associados da Integrada, evitando desperdícios de produtos e possíveis contaminações derivadas de aplicações inadequadas.

O pesquisador do IAC, Marcel Sarmento, explica que a qualidade de aplicação de defensivos nas lavouras brasileiras tem melhorado muito nos últimos anos, derivada principalmente pela adoção de novas tecnologias. A regulagem e calibração adequadas dos equipamentos de pulverização é, segundo ele, uma peça fundamental para uma boa aplicação.

Maurílio Aguilera, consultor técnico da Arysta, observa que a empresa não está preocupada somente com as vendas de defensivos, mas também com a aplicação adequada de seus produtos. Isso porque uma aplicação inadequada pode contaminar o solo, aumentar os custos de produção e também selecionar espécies de pragas resistentes.

Outras notícias

  • Pós-colheita é discutido em evento em Londrina

    Londrina tornou-se nessa semana a capital nacional do pós-colheita com a VII Conferência Brasileira de Pós-colheita (VIICBP2018) e o X Simpósio Paranaense de Pós-Colheita de Grãos. O evento, que conta com a parceria da Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapós) e a Cooperativa Integrada, discute todo o processo após a colheita de grãos.

    Ler
  • Pós-colheita: Conferência Brasileira e Simpósio começam nesta terça-feira

    Abrapós e Cooperativa Integrada promovem o maior evento de pós-colheita do Brasil

    Ler
  • Guerra comercial

    Entraves comerciais entre EUA e China favorecem soja brasileira

    Ler
  • Cooperativismo cresce no interior de SP

    Santa Cruz do Rio Pardo (SP) ganha nova unidade da Integrada e expande o cooperativismo para novas regiões

    Ler
  • Segunda edição da Agrotec já está confirmada

    Colheita das variedades apresentadas no campo experimental da Integrada na primeira edição do evento apontou soluções que elevam os índices de produtividade dos cooperados

    Ler