Por: Cooperativa Integrada

Seg, 15 out 2018

Pós-colheita: Conferência Brasileira e Simpósio começam nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira em Londrina a VII Conferência Brasileira de Pós-colheita (VIICBP2018) e o X Simpósio Paranaense de Pós-Colheita de Grãos. O evento, que conta com a parceria da Associação Brasileira de Pós-colheita (Abrapós) e a Cooperativa Integrada, ocorrerá entre os dias 16 e 18 de outubro e reunirá centenas de especialistas em pós-colheita do Brasil.

Entre as autoridades já confirmadas, está o superintendente do Sistema Ocepar, Robson Mafioletti. Durante três dias serão realizadas mais de 24 apresentações para um público estimado em mais de 700 pessoas. O tema da VII CBP2018 é: O valor do pós-colheita de grãos no Brasil. De acordo com a Abrapós, serão discutidos assuntos técnicos divididos em painéis e conferências.

Nos painéis serão abordados os temas: automação de unidades armazenadoras, manejo do expurgo de grãos no armazenamento, processos de operação na Unidade Armazenadora de grãos, qualidade dos grãos e suas implicações no armazenamento e industrialização e técnicas de secagem e aeração dos grãos com qualidade. As conferências abordarão assuntos como: cooperativismo, atmosfera modificada e ozônio na conservação de grãos, armazenagem emergencial, resíduos químicos e micotoxinas e viabilização da unidade armazenadora de grãos.
De acordo com o presidente da Abrapós, Marcelo Álvares de Oliveira, o pós-colheita é um setor dentro da agronomia que vem crescendo bastante, principalmente na parte técnica. Oliveira explica que antigamente não havia nada na universidade de pós-colheita de grãos, o pós-colheita era exclusivamente voltado para frutas e hortaliças.

Marcelo observa que nos últimos 15 anos o Brasil registrou um crescimento exponencial na produção de grãos e hoje a parte de armazenagem é muito importante. Segundo ele, o País tem uma capacidade estática restrita.

Os trabalhos do pós-colheita visam manter a qualidade dos grãos da lavoura. A Integrada possui uma ampla capacidade de armazenagem que prioriza sempre manter a qualidade dos grãos que são entregues pelos seus associados. Por isso, os investimentos em infraestrutura e treinamentos dos colaboradores em armazenagem são constantes.

Serviço
VII Conferência Brasileira de Pós-colheita (VIICBP2018)
X Simpósio Paranaense de Pós-Colheita de Grãos
Quando: 16 a 18 de outubro
Onde: Espaço Villa Planalto, ao lado do Parque de Exposições Ney Braga – Londrina –PR
Mais informações: cbp2018@fbeventos.com

Outras notícias

  • Safra 2018/19

    Semeadura da soja segue na reta final

    Ler
  • Tecnologia nos cafezais

    Setor de agricultura de precisão da Integrada ajuda cafeicultores em amostras de solo

    Ler
  • Gestão no cooperativismo

    Integrada forma 2° turma do Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativistas

    Ler
  • Mensagem do agrônomo

    Chuvas em excesso podem provocar aparecimento de doenças

    Ler
  • Conscientização ambiental e bem-estar

    Integrada cria programa de redução de impacto ambiental em suas unidades

    Ler


Últimas notícias

Contato

Rua são Jerônimo 200, Centro
CEP: 86010-480
Londrina, PR
Telefone: 43 3294-7000
E-mail: sac@integrada.coop.br