Por: Cooperativa Integrada

Qua, 9 jan 2019

Preservação dos recursos hídricos

A Cooperativa Integrada iniciou o ano já com foco na sustentabilidade de seu negócio. O programa Nossa Água começou 2019 com ações voltadas para recuperação de nascentes nos municípios de Arapongas e Cambará. A ação contou com o apoio e participação do Corpo Técnico da Integrada, do Núcleo Feminino, dos cooperados, e do diretor-secretário da cooperativa, Sérgio Otaguiri.

De acordo com dados do departamento de sustentabilidade da cooperativa, foram realizadas nesses primeiros dias do ano mais de 7 proteções de nascente. A ação possibilita levar água de qualidade as propriedades rurais e garante melhores condições de potabilidade da água nas propriedades.

A analista socioambiental da Integrada, Kamila Savioli, explica que a proteção de nascentes por meio da adoção do sistema solo cimento garante a manutenção da quantidade e qualidade da água na propriedade. “A ação preserva a nascente mesmo em tempos de seca”, observa Kamila.

O produtor Richardson Cabral, de Arapongas (PR), tem várias nascentes em sua propriedade e já começou a protegê-las com a ajuda da Integrada. O objetivo do produtor é preservar todas as nascentes de sua área que tem ao todo 80 alqueires. “É um trabalho simples com um valor imensurável”, destaca o cooperado.

A família do cooperado Paulo Leal adquiriu a atual propriedade localizada no município de Cambará em 1928. Desde a aquisição, já havia na fazenda uma área de 8 alqueires de mata preservada, onde há três minas. Contudo, as minas estavam encobertas e Leal sempre esteve em busca de quem entendesse de nascentes até conhecer o trabalho do Nossa Água. Com o trabalho realizado pela equipe do Nossa Água, foi descoberto um olho d´água.


Outras notícias

  • Sushi da Integrada

    Núcleo feminino de Londrina se reúne para a produção de sushi

    Ler
  • Vazio sanitário começa no PR

    Durante três meses é proibido manter plantas de soja em campo

    Ler
  • Integrada Combustíveis amplia frota

    Em um ano de atuação, frota de caminhões dobrou; Nesse período já foram comercializados 6,3 milhões de litros de óleo diesel

    Ler
  • Safra da laranja começa na Integrada