Por: Cooperativa Integrada

Seg, 10 jun 2019

Vazio sanitário começa no PR

Começou nesta segunda-feira, 10 de junho, o vazio sanitário da soja no Paraná. Até o dia 15 de setembro fica proibido manter plantas de soja em campo. Esta é uma das principais estratégias para o manejo do fungo causador da ferrugem-asiática da soja, cujo objetivo é quebrar o ciclo da doença. De acordo com informações da Embrapa Soja, a partir do dia 15 de junho, o vazio sanitário se estende para outros cinco estados brasileiros: Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. No Brasil, 13 estados e o Distrito Federal adotam a medida, estabelecida por meio de normativas estaduais.

O vazio sanitário é o período de, no mínimo, 60 dias em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo. A medida objetiva reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi) durante a entressafra e assim, atrasar a ocorrência da doença na safra. De acordo com a pesquisadora Claudine Seixas, da Embrapa Soja, o fungo que causa a doença precisa da planta de soja para se desenvolver e se multiplicar.

Ela explica que por isso é importante que o produtor elimine as plantas de soja guaxa ou voluntária (plantas de soja que nascem espontaneamente) na entressafra para interromper o ciclo de multiplicação do fungo e reduzir a quantidade de esporos presentes no ambiente, retardando, assim, o surgimento da doença na safra.

Com informações, Embrapa Soja

Outras notícias

  • Qualidade garantia

    Integrada testa 25 variedades de sementes para a safra 2019/20

    Ler
  • Otimização dos processos

    Metodologia Lean Six Sigma estima uma economia de mais de R$ 2 milhões até 2020

    Ler
  • Dia de campo Londrina

    Regional Londrina organiza dia de campo para mostrar as novas tecnologias para a safra de inverno

    Ler
  • Festa junina da solidariedade

    Núcleo feminino organiza festa para arrecadação de fraldas

    Ler
  • Dia de cooperar

    Integrada arrecada mais de 55 mil fraldas geriátricas; 10 mil unidades já foram distribuídas ao HC de Londrina

    Ler


Últimas notícias

Contato

Rua são Jerônimo 200, Centro
CEP: 86010-480
Londrina, PR
Telefone: 43 3294-7000
E-mail: sac@integrada.coop.br