Por: Cooperativa Integrada

Ter, 7 jan 2020

A receita do sucesso

Períodos de sol com chuvas espaçadas é a condição adequada para que tenhamos uma safra de soja com alto índice de produtividade. Por enquanto, essa configuração tem se mantido nas áreas de atuação da Integrada, mas ela precisa se manter para que as plantas continuem a desenvolverem todos os seus potenciais produtivos.

O gerente da área técnica da cooperativa, Irineu Baptista, afirma que apesar do atraso no período de plantio, motivado por questões climáticas, as lavouras se encontram com um bom potencial produtivo. Com relação à incidência de pragas e doenças, Baptista observa que segue dentro da normalidade, ou seja, sem grandes riscos de infestação.

Devido à semeadura mais espaçada, deveremos também ter um período de colheita mais estendido, indo de janeiro a março. Devido à estiagem ocorrida no segundo semestre de 2019, o cooperado Odair Trevisan começou a plantar a soja no dia 18 de outubro, que para ele já está atrasado. Com isso, a colheita está estimada para começar depois do dia 15 de fevereiro. Mas, por enquanto, afirma Trevisan, as condições da lavoura estão muito boas.

No Paraná, de acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a produção de soja na safra 2019/20 foi estimada em 19,72 milhões de toneladas de soja, volume 22% maior no comparativo com o mesmo período da safra anterior, quando foram produzidos 16,17 milhões de toneladas.
Vale lembrar que a safra 2018/19 sofreu também com uma forte estiagem nas maiores regiões produtoras do Brasil que resultou em uma quebra de safra.

Outras notícias

  • Integrada implanta nova unidade de recebimento em Floraí

    Com capacidade de armazenagem de 13.500 toneladas, UR Floraí II chegou para atender aos anseios dos cooperados com qualidade e agilidade.

    Ler
  • A Força do Cooperativismo

    Há 25 anos a Integrada ajuda produtores a produzirem mais e melhor; Em menos de três décadas de existência, cooperativa se tornou uma das maiores do Brasil.

    Ler
  • Integrada em Revista

    Nova edição da revista da Integrada aborda ações realizadas no combate à Covid-19 e tecnologias voltadas para o aumento da qualidade e produtividade de seus cooperados

    Ler
  • Agronegócio brasileiro começa 2º semestre otimista

    Preços das commodities tendem a continuar em patamares elevados; cenário climático aponta para uma influência de La Niña

    Ler
  • Agricultura tecnificada

    Tecnologia e manejo adequado ajudam produtores de milho a garantirem uma boa produção mesmo em período de estiagem

    Ler