Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e personalizar conteúdo de seu interesse. Não rastreamos suas atividades on-line em sites de terceiros ou outros serviços on-line. Monitoramos suas atividades em nosso Site e Portal do Cooperado apenas durante o tempo em que você estiver conectado. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tal monitoramento. Em caso de dúvidas ou mais informações veja nossa Política de privacidade.

Por: Cooperativa Integrada

Qui, 21 mai 2020

Seleção da safra 2020/21

O planejamento é a alma do negócio quando se trata de agricultura, a começar pela escolha da variedade. Para a próxima safra (2020/21), a Integrada está com tecnologias para diferentes tipos de clima e solo. De acordo com o gerente da área de sementes da cooperativa, Romildo Birelo, diante dos preços aquecidos das commodities, os produtores tendem a utilizar materiais de alta tecnologia para o próximo ciclo.

Testadas e aprovadas na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT), um dos destaques para o próximo ciclo é a semente enriquecida com inoculante longa vida, que traz comodidade, porque o produtor precisa apenas abrir a sacaria e plantar. Para isso, há uma garantia de até 60 dias de armazenamentos sem perdas de bactérias. A semente Longa Vida, assim denominada pela equipe técnica da Integrada, é uma parceria com a empresa Rizobacter.

“Com a tecnologia, o produtor não precisa fazer nenhum tipo de tratamento, é só plantar”, afirma Birelo. A semente é envolvida por um produto que ajuda a proteger as bactérias, o que garante a elas uma maior longevidade. Nesta primeira safra, a tecnologia será ofertada em seis cultivares.

Neste ano, observa Birelo, o clima prejudicou a produção de sementes do Rio Grande do Sul, um dos maiores produtores. Mesmo a Integrada tendo a sua própria produção de sementes, o gerente recomenda que os produtores façam as suas reservas de sementes o quanto antes, para garantir o produto na hora da semeadura.

Variedades

Inúmeras variedades de alto potencial produtivo estarão disponíveis para o próximo ciclo. Uma delas é a TMG 2165. A variedade de soja semiprecoce - 125 dias de ciclo – é uma das promessas para o ciclo 2020/21, pois apresenta boa tolerância às altas temperaturas e boa adaptabilidade em solos mistos e arenosos.

Outra variedade que tem ganhado espaço nas lavouras, principalmente no oeste do Paraná, a M5947 IPRO. Birelo afirma que essa variedade já está no mercado há 7 anos e vem ganhando notoriedade. Com ciclo de 118 dias, a cultivar detém boa expressão em áreas baixas com altas temperaturas.

Entre as variedades convencionais, a Integrada já oferece a BRS 511 e a BRS 284 e está testando novas cultivares tolerantes ao acamamento e com alto potencial produtivo.

Para regiões com altitudes médias, a exemplo da região de Ubiratã (PR), uma das apostas é a BS 2606 IPRO. Birelo afirma que essa variedade possui um ciclo de 120 dias e constata-se um alto potencial produtivo.

As cultivares Brasmax, completa Birelo, tiveram boa aceitação por parte dos cooperados, especialmente a BMX Fibra IPRO e a BMX Compacta IPRO.

Testes de campo

Outra novidade para o próximo ciclo, á a possibilidade da realização de testes com as novas variedades de soja Intacta 2 Xtend da Bayer em sistema de Stewardship – plantio controlado. A nova tecnologia, segundo a empresa, proporciona maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, entre elas a Helicoverpa armigera e Spodoptera cosmioides, somadas às quatro outras lagartas que já eram alvo da tecnologia Intacta RR2 PRO.

A nova tecnologia, além de ser tolerante ao glifosato no controle de plantas daninhas, também será tolerante ao Dicamba, herbicida que controla plantas daninhas de folhas largas como a Buva, Caruru, Corda-de-vida e Picão-preto.

Outras notícias

  • Produtividade é a nossa inovação

    Integrada participa de mais uma edição do Agrobit com o foco nos resultados de seus associados

    Ler
  • Ranking Valor 1000

    Integrada se consolida entre as maiores cooperativas do Paraná

    Ler
  • As tecnologias do presente

    Live aborda a importância da inovação para o agronegócio

    Ler
  • Nenhuma nuvem no céu

    La Niña traz novas previsões para o mercado mundial de grãos

    Ler
  • Informação na palma da mão

    Nova edição da Revista da Integrada já está no ar

    Ler