Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e personalizar conteúdo de seu interesse. Não rastreamos suas atividades on-line em sites de terceiros ou outros serviços on-line. Monitoramos suas atividades em nosso Site e Portal do Cooperado apenas durante o tempo em que você estiver conectado. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tal monitoramento. Em caso de dúvidas ou mais informações veja nossa Política de privacidade.

PROGRAMA PENSARI – UMA REFLEXÃO SOBRE SUSTENTABILIDADE

Produzir alimentos para o mundo com respeito às pessoas e ao meio ambiente faz parte dos valores da Integrada. Por isso, a cooperativa criou o PROGRAMA PENSARI, que tem como foco alinhar as questões sociais, ambientais e econômicas dentro da organização. Assim, a Integrada quer contribuir para o crescimento sustentável de cooperados, colaboradores e da comunidade onde atua.

PENSARI é a palavra-chave que leva a reflexão sobre a sustentabilidade na nossa cadeia de valor, dando origem a outras sete palavras divididas em eixos de atuação: Aprimorar, Preparar, Mensurar, Preservar, Abraçar, Prosperar e o nome da nossa cooperativa, Integrada, que propõe integrar os atores para atuação nos eixos do programa.

O programa envolve cooperados, colaboradores, clientes e toda a comunidade com o intuito de incentivar mudanças de atitudes para que tenhamos um presente de possibilidades e um futuro promissor.

Os eixos de atuação estão interligados, mas cada um deles se aprofunda em projetos executados, planejamento futuro e transformação socioambiental e de cultura, sempre voltados para a sustentabilidade e geração de valores.


APRIMORAR – todas as iniciativas de educação ambiental se concentram neste eixo. No aprimorar está o Programa Atitudes Integradas, visando a sensibilização do colaborador sobre a importância de manter seu ambiente organizado, limpo e útil. Inspirado no programa 5S (sensos de utilidade, organização, limpeza, padronização e de disciplina), o Atitudes Integradas incentiva as atitudes sustentáveis, para um ambiente transformador.

Para o público infantil, foi desenvolvido um livreto sobre biodiversidade intitulado “A agricultura sustentável cooperando com a biodiversidade”. O material foi distribuído para filhos de colaboradores e alunos de escolas parceiras. Ao todo foram 6.390 exemplares. Dentro do projeto são realizadas oficinas, tanto nas escolas como em unidades da cooperativa, levando informação indispensável para a formação de cidadãos comprometidos com as questões ambientais.

Esse trabalho de conscientização também é feito com os cooperados da Integrada. Por meio de reuniões agendadas nas regionais, são abordados diversos temas sócio ambientais, como a importância das áreas de preservação permanente.

A Campanha Eu ajudo na Lata, em parceria com a Unimed Federação, é uma ação que existe desde 2014, para arrecadar lacres de alumínio e comercializá-los para aquisição de cadeiras de rodas.

Nestes sete anos, a Integrada arrecadou 3.035 garrafas cheias de lacres, o que possibilitou a compra de 21 cadeiras de rodas que foram encaminhadas para instituições próximas às nossas unidades.


PREPARAR – Neste eixo de atuação estão todas as iniciativas relacionadas ao planejamento, mapeamento e criação de metodologias que visam estruturar a preparação dos cooperados para o mercado futuro.

É o caso do Programa Valore, desenvolvido em conjunto com a Bayer, visando três frentes de trabalho junto ao produtor: a Produtividade, O Ambiental e o Social, este último incluindo as garantias trabalhistas e de segurança do trabalho dos colaboradores das propriedades.

O programa foca em ajudar os produtores a atingir os padrões de certificação socioambientais de acordo com os seus objetivos e necessidades por meio de boas práticas, a fim de promover a melhoria continua, em busca de certificações internacionais.


MENSURAR – Monitorar os nossos indicadores possibilita avaliar o nosso desempenho e nossos processos, como por exemplo o uso racional e eficiente da água e da energia em nossas unidades. Neste eixo, a nossa equipe vem implementando o mapeamento dos indicadores voltados à certificação ISO 14.000, garantindo o equilíbrio e proteção ambiental. As empresas que pretendem a certificação, se comprometem com a legislação ambiental e com a responsabilidade pela sustentabilidade, valorizando os produtos, serviços e a marca.


PRESERVAR – O eixo é exclusivamente dedicado a proteção de nascentes. Água é elemento de alto valor para a vida, o ambiente ecologicamente equilibrado e para a propriedade do cooperado. O Projeto Nossa Água - de recuperação e conservação de nascentes. Desde 2006, já foram recuperadas 95 nascentes por meio de proteção solo-cimento, uma técnica de baixo custo que o próprio cooperado pode realizar com o auxílio de nossos técnicos.

Também é implementado no eixo Preservar projetos de fossa ecológica, um grande aliado para evitar a contaminação do solo e da água retirada em poços artesianos.

Cuidar da água é levar qualidade de vida para os cooperados!


ABRAÇAR – Este é o pilar social do Pensari. As ações sociais e de inclusão são fundamentais para se construir uma sociedade consciente.

O Projeto Plante um Sorriso já beneficiou mais de 17 mil crianças, não só com doações de brinquedos, mas com atividades de leitura e educação voltadas ao meio ambiente, envolvendo mais de 1.600 professores de escolas onde a cooperativa atua.

A Campanha Solidária mobiliza colaboradores e comunidade na arrecadação de fraldas geriátricas, que são destinadas a instituições e abrigos de idosos.

Parcerias com prefeituras, Emater e APAES possibilitam a inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho através da produção de mudas nativas para reflorestamento.

Durante a pandemia do Covid19 foi lançada a campanha Cooperar em Todo Tempo, mobilizando cooperados e colaboradores, foi possível arrecadar recursos para a aquisição de materiais de higiene e segurança no trabalho, além da doação de 9 mil litros de álcool gel e 30 mil máscaras para 40 hospitais da área de abrangência da cooperativa.


PROSPERAR – Este é o eixo da agricultura em sintonia com a Biodiversidade. Por meio do Projeto Nossa Água as ações são voltadas para proteger e conservar plantas e animais, para a manutenção do equilibro da atividade agrícola e sustentabilidade.

Em quinze anos de atuação, foram mais de 790 mil peixes soltos em importantes bacias hidrográficas, como os rios Tibagi, Piquiri, Ivaí, Ronquita e Cinzas.

Sempre preocupada com questões ambientais, a Cooperativa Integrada, desde a sua fundação, já plantou 1,3 milhão de mudas em uma área de 3.714 hectares.

As boas práticas na lavoura, como o plantio direto, possibilitam benefícios para o ecossistema, como maior retenção de água e facilidade de infiltração no solo, redução da erosão e perda de nutrientes. Também evita assoreamento de rios, auxilia a menor compactação do solo, a economia de combustíveis e menor número de operações.

Todas essas ações contribuem para um ecossistema equilibrado, garantindo a produção agrícola e alongando os recursos naturais para gerações futuras.


INTEGRAR – Para finalizar o Programa PENSARI, está o eixo institucional, onde todos se unem para a concretização das ações em prol da excelência ambiental. A Cooperativa Integrada busca parcerias para agregar valores em torno das questões socioambientais, para atingir o sincronismo entre produção de alimentos, qualidade de vida e preservação do ambiente.